Nos corredores do colégio...

19/07/2017 10:14

 

Qual de nós nunca teve uma vontade louca de voltar ao Ensino Médio? Voltar no tempo hein? Sim? Não? Talvez? Seu Ensino Médio, foi bom ou ruim? Você sofreu bullying ou fez bullying com alguém?

Namorou aquele gato do time de futebol? Qual era a sua turma a dos nerds, dos populares?

Já teve uma vontade voltar e virar o jogo a seu favor?

Você gostava de estar em evidência e chamar a atenção, ou se escondia em um canto da sala de aula, retraída, se achando pequena...?

A protagonista do nosso livro de hoje é assim: uma moça retraída, algo bem diferente do que sugere seu nome Rainbow.

Rainbow Walker é a filha mais velha entre três irmãos, seus pais seguem um estilo de vida bem alternativo e até na escolha do nome dos filhos inovaram Rainbow, Sunshine e Storm, não são os nomes que estão no top five dos nomes mais populares. Rainbow sentia uma dificuldade imensa de criar vínculos, fazer amizades, sempre preferindo se isolar. Seus irmãos eram mais populares, Sunshine descolada e Storm fazia parte do time de futebol dos colégios por onde passavam, já Rainbow nunca conseguiu se entrosar sempre ficava em um canto, a margem sempre alheia ao que acontecia ao seu redor.

O fato dos pais dela serem Hippies complicava um pouco a situação pois eles tinham uma vida bem nômade, mudando com bastante frequência. Mas, a última cidade, a mais recente a qual Rainbow e sua família fixavam moradia atualmente mudaria sua vida drasticamente...

Nova escola, novo pânico, um estigma por carregar um nome tão incomum fazia Rainbow sempre se sentir rara, estranha deslocada, como se fosse uma alien, os companheiros de sala não facilitavam a vida dela sempre fazendo chacota com seu nome. No entanto, dessa vez, ela conseguiu fazer uma amizade, criar um vínculo Rebbeca(Becca) uma garota também diferente das demais seria sua companheira de sala, porém a surpresa estava mesmo no seu outro colega...

Thomas Reynard, lindo, beleza hollywoodiana, fazendo a pinta Rockstar, popular, capitão do time de futebol do colégio, tudo o que Rainbow sempre reprovava nos alunos onde quer que fosse, o perfil perfeito de alguém que nunca se aproximaria dela, afinal, ela com certeza não fazia parte da turma, vivia em um ostracismo imposto pelos demais, alunos, mas, principalmente por ela mesma que se negava rotundamente a se abrir para novas experiências.

Quão improvável seria que pessoas tão distintas pudessem se aproximar? Mais difícil ainda, seria imaginar que algo pudesse surgir de pessoas, com perfis, sonhos e objetivos tão distintos.

Mas, como já diz o velho ditado “ Os opostos se atraem” e quando o destino tem algo preparado para você não importa o que aconteça, qual força do mal, ou pessoas queiram lhe prejudicar, o que é seu acha um caminho para chegar a ti, e nesse romance, o caminho é trilhado pela amizade, companheirismo e amor. Rainbow e Thomas se unem e vão enfrentar pela frente muita resistência pelos alunos do colégio, mentes tacanhas e restritas, mas nada pode parar a força do sentimento que nutrem um pelo outro. Esse é um romance que pode ser encontrada nas livrarias talvez na sessão teen, mas eu não considero um romance apenas teen, a escritora descreve com detalhes todo o rito cruel de passagem que é passar pelo Ensino Médio e isso serve para qualquer escola de qualquer parte do mundo, sempre haverá alunos que fazem bullying ou recebem bullying o importante é saber como sobreviver a essas situações sem ter sua autoestima abalada ou descontruída. Somos diferentes os seres humanos não são iguais, é preciso cultivarmos dentro de nós, amor próprio e fé para não se deixar abater, nossa heroína é assim, graças ajuda de poucos, mais verdadeiros amigos, conseguiu enxergar em si mesma, o valor e a pessoa maravilhosa que ela é. Um arco-íris, uma garota linda e quem tem um futuro pela frente para conquistar.

As vezes achamos que essa situação de Bullying só acontece nas escolas, nos corredores do colégio... mas acontece na vida adulta, na faculdade na corporação ou empresa onde você trabalha sempre terão comportamentos abusivos, o importante além de você ter plena convicção de quem você é não se abater. Rainbow sofre, chora muitas vezes escondida no seu rincão, mas ela tem uma força interior que começa a aflorar e não permite que ela fique curtindo aquela tristeza muito tempo, sua família, ainda que não seja perfeita porque muitas não são, seus irmãos são a força que a ajudam a não parar.

A escritora M. S Fayes(Martinha Fagundes), já conhecida por seus romances maravilhosos, cheios de amor, paixão e luta, nesse livro faz um resgate dos nossos melhores e piores momentos na escola, que é uma preparação para a selva que é o mundo lá fora. Uma leitura agradável, franca que nos faz ter flashbacks o tempo todo, uma viagem aos tempos de adolescência, para nós mais velhos e para os adolescentes da vez, uma chance de ver por um outro prisma essa fase que é uma preparação para a fase adulta e que deve ser vivida de forma leve e feliz. Um olhar para os conflitos dessa fase tão difícil cheia de sentimentos conflitantes e de autodescoberta onde nuca sabemos interpretar o que realmente estamos sentindo. Um livro imperdível que deve entrar para sua lista de leitura imediatamente. Um livro que te fará rir, chorar e acima de tudo sentir a chama do primeiro amor e se apaixonar.

 

 

REFERÊNCIAS:

 

https://www.msfayes.com/livros

https://jornalismo.iesb.br/2017/06/02/escritora-brasiliense-faz-sucesso-com-romances-lights/

https://www.apaixonadasporlivros.com.br/

https://www.amazon.com.br/s/ref=nb_sb_noss_2?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&url=search-alias%3Daps&field-keywords=M+S+FAYES

https://www.youtube.com/watch?v=hZtCmSajEGQ