Blog

11/02/2015 12:25

Razão e  paz:  aí estão palavras difíceis de conciliar!

Muitas vezes em nome de termos a razão e querermos defender um ponto de vista entramos em uma guerra cheia de batalhas verbais e acusações terríveis e a coisa toda toma uma proporção tão grande que  depois nem nos recordamos do motivo da contenda inicial. Quem tinha a  razão? Hoje em dia é muito comum esbarramos com pessoas o dia inteiro batendo no peito cheias de razão e donas da verdade, mas me pergunto:  De que adianta isso ? Por que defender  o fato de termos razão e querer impor isso aos outros como uma regra ou lei, a nossa lei!

Enfim, não bastar saber que você tem a razão e ponto!  Não tente impor a sua razão ao outro ela é sua ninguém vai tirar lá de você, mas não tente impor isso aos demais isso é  individual.

Na literatura temos um exemplo clássico de contenda que não se sabe de onde originou e que teve um fim nefasto. É a história de Romeu e  Julieta*. Suas famílias eram inimigas  e viviam em meio a confrontos na praça central da cidade de Verona*.   Porém o destino acabou por fazer o jovem Montecchio Romeu se apaixonasse pela primaveril jovem Capuleto, Julieta. O amor entre os dois era impossível pelo fato das famílias se odiarem no que então os jovens arquitetaram um plano e casaram-se com a bênção do frei Lawrence. O frei Lawrence acreditava que a união dos dois jovens pudesse dar um fim  ao ódio que as famílias nutriam uma pela outra. A jovem Julieta foi dada em casamento pelo seu pai ao Conde Paris e para não se casar com ele Julieta teve ajuda do frei Lawrence  para simular a própria morte a afim de se encontrar com Romeu que seria avisado do estratagema. Em uma dessas jogadas cruéis do destino Romeu não foi avisado a tempo do plano e acabou acreditando que sua Julieta realmente  estava morta. E partiu de onde estava recluso em Mântua ( fora  banido para lá após ter assassinado Tebaldo, primo de Julieta) para Verona para seguir seu destino  junto com a amada. Acabou conseguindo um veneno letal com um boticário. E se matou sem suspeitar que sua Julieta apenas adormecia. Julieta ao despertar  percebendo o que ocorrerá empunhou uma adaga e se matou. Enfim no final das contas qual das famílias tinha razão ninguém sabe, e todos acabaram perdendo seus entes queridos em troca do que mesmo? ? Ah.. da razão, mas o que é mais importante mesmo razão ou a paz?? Devemos todos rever nossos conceitos e priorizar o que é melhor pra nós, termos a razão e vivermos travando guerras sem fim ou a paz, ainda que seja em silêncio.

Segue um trecho de um soneto sobre a razão:

"Importuna Razão, não me persigas;

Cesse a ríspida voz que em vão murmura;

Se  lei de Amor, se a força da ternura

Nem domas, nem contrastes, nem mitigas;


Se acusas os mortais, e não os abrigas,

Se (conhecendo o mal) não dás a cura,

Deixe me apreciar minha loucura,

Importuna Razão, não me persigas"


Importuna Razão, não me persigas,  Manuel Maria Barbosa du Bocage





10/02/2015 08:50

Às vezes fico me  perguntando por que é tão difícil tomarmos decisões?

e aí depois de outra noite na qual dormi quase nada cheguei a uma conclusão:

Tomar decisões é arriscado,exige renuncia, abnegação e escolha, dependendo do que se escolhe, pode fazer toda a diferença de forma positiva ou negativa. Já abster-se de tomar uma decisão pode ser algo extremamente perigoso, porque só vai faze- lo perder tempo. E aí quando você realmente toma a decisão, pode ser tarde demais! 

Na literatura entre o  período do  Barroco e do Renascimento, Shakespeare* trabalhou as dúvidas e incertezas do homem da época através de seu personagem mais passional, Hamlet*  Um homem  que descobriu uma trama de alta traição, pérfida e assassinato do seu próprio pai, o antigo rei que aparece como um espectro para Hamlet  exigindo vingança. Hamlet com o seu famoso "Ser ou não ser eis a questão" divagava.......seus dilemas? Vários a dúvida o corría e a sua falta de tomar uma decisão no momento oportuno acabou pondo o reino da Dinamarca a perder e todos morrem de formas trágicas deixando o reino sem um descendente direto, e outro toma posse das terras, lorde Fortimbras* da Polônia.

Veja que exemplo triste tem essa história, quando não tomamos a decisão na hora certa nem temos oportunidade de ver os resultados, essa é uma história da literatura, mas o que é a Literatura se não reflexo da realidade?  Ela tem como pano de fundo a vida real.  As mesmas dúvidas  de Hamlet  naquela época são as nossas dúvidas de hoje. Certo  ou errado, pecado ou virtude, amor ou paixão céu ou inferno, viver ou morrer, matar ou permitir que viva, ser feliz ou sofrer. Portanto meus amigos seja qual for sua decisão: tomem,  tome as rédeas  de seu destino não se deixe levar pelas circunstâncias como um barco à deriva  e não deixe pra amanhã o que pode (e deve) fazer hoje e roubarei um trecho da princesa do Rock Nacional Pitty pra ilustrar e encerrar a questão:


"Não deixe nada pra depois

Não deixe o tempo passar

Não deixe nada pra semana que vem

Porque semana que vem pode nem chegar"

Semana que vem, Pitty


08/02/2015 00:25

Hoje foi um dia bem singular no qual eu me peguei sentindo saudades. Saudades de uma música da década de 80. Saudades das roupas, cortes de cabelo.  Saudades de tomar banho de chuva. Saudades de invernos mais rigorosos e de verões mais amenos. Saudades de quando eu sentava no sofá da sala de casa e lia meus livros favoritos:  Hamlet/ Romeu e Julieta/A dama das camélias/A Odisseia ou mesmos os romances não canônicos* mais que aliados a uma xícara de chá te levavam a outros lugares, outros países, outras raças outras formas de viver e se expressar. Saudades quando a música te punha pra dançar e requebrar sem vulgarizar. Saudades das brincadeiras de criança, daquela época da vida na qual a sua única preocupação era escolher o nome do Bob(não entendo  até hoje porque chamavamos Bob se ele já tinha nome e era Ken).Enfim saudades de um tempo que não volta mais. Um tempo no qual o  seu amor era todo dos seus pais, amigos, e não tinha que ficar dividido entre o sim e o não. O amor é a paixão. Saudades de uma amiga 8 anos de saudades, de distância  de carinho reprimido... hoje ouvi a voz dela pela primeira vez em 8 anos. Emoção inexplicável o coração te aponta pela enésima vez no dia que você está viva!! E feliz!! Mesmo sentindo saudades porque até mesmo isso é bom, porque a gente só sente saudades porque vivenciamos algo de bom! Tivemos aprendizados, experiências que muitas vezes moldam o nosso caráter para sermos quem somos. Então querida Saudades, muito obrigada mais uma vez por me moldar e me melhorar tenha uma excelente madrugada e te deixo com esse verso:

"E esse é o maior dos sofrimentos:

Não ter por quem sentir saudades

passar pela vida e não viver

O maior sofrimento é nunca ter sofrido"


Pablo Neruda




06/02/2015 16:52

Nosso novo blog foi lançado hoje. Fique atento e tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens deste blog via RSS Feed.

06/02/2015 14:28

História da Amanda: 

Eu não dormi bem essa noite, tive um pesadelo, sonhei que  o homem que eu amo saía com uma amiga minha da igreja. Acordei triste fui até o tablet  chequei o Facebook: nada(afinal às 4 da manhã quem está no Facebook??) Enfim,  fiz então uma playlist das músicas que fazem lembrar do que eu sinto por ele e dos momentos que tivemos juntos e percebi que eram cheios de vigor, textura, tato e me inundaram até a exaustão e dormi, um sono de música. Acordei as 10 e  vejam que horas já são! E eu aqui escrevendo no Blog indecisa se vou ou não para a universidade hoje já que a maior parte da turma não foi a semana inteira. Mas ele foi! E eu sei que ele estará lá com sua mente sagaz  sua pele trigueira e seu sorriso arrasador!  Foi o suficiente, pulo da cama e começo a me vestir e percebo então. Gente!  O tempo não para!  Foi se o dia e eu presa nessa letargia entre "sonhei que me roubavam dele e depois adormeci escutando músicas que me lembram ele".Hey garota acorda!!!!  Ainda dá tempo o ano letivo só está começando se repagine, se reinvente invista mais em cultura mais em você e menos no gatinho de pele trigueira e música Indie*.

Vá ler O Grande Gatsby* novamente ou comece o livro Amor en los tiempos de cólera* e busque mais conhecimentos viaje no saber porque afinal devemos otimizar o nosso tempo,tempo( depois da água e da saúde) é o que temos de mais importante. Então aproveite seu tempo abra seus horizontes amplie seu saber. E quem sabe no tempo certo o próprio tempo traga aquilo que você mais deseja diretamente pra você.

Termino ainda com um trecho de uma música do Caetano Veloso:

"Ainda assim acredito

Ser possível reunirmo-nos

tempo, tempo,tempo

num outro nível de vínculo

tempo,  tempo, tempo"

Oração ao tempo, Caetano Veloso

 

 

 

 

Itens: 51 - 55 de 55
<< 7 | 8 | 9 | 10 | 11