Blog

19/07/2017 10:14

 

Qual de nós nunca teve uma vontade louca de voltar ao Ensino Médio? Voltar no tempo hein? Sim? Não? Talvez? Seu Ensino Médio, foi bom ou ruim? Você sofreu bullying ou fez bullying com alguém?

Namorou aquele gato do time de futebol? Qual era a sua turma a dos nerds, dos populares?

Já teve uma vontade voltar e virar o jogo a seu favor?

Você gostava de estar em evidência e chamar a atenção, ou se escondia em um canto da sala de aula, retraída, se achando pequena...?

A protagonista do nosso livro de hoje é assim: uma moça retraída, algo bem diferente do que sugere seu nome Rainbow.

Rainbow Walker é a filha mais velha entre três irmãos, seus pais seguem um estilo de vida bem alternativo e até na escolha do nome dos filhos inovaram Rainbow, Sunshine e Storm, não são os nomes que estão no top five dos nomes mais populares. Rainbow sentia uma dificuldade imensa de criar vínculos, fazer amizades, sempre preferindo se isolar. Seus irmãos eram mais populares, Sunshine descolada e Storm fazia parte do time de futebol dos colégios por onde passavam, já Rainbow nunca conseguiu se entrosar sempre ficava em um canto, a margem sempre alheia ao que acontecia ao seu redor.

O fato dos pais dela serem Hippies complicava um pouco a situação pois eles tinham uma vida bem nômade, mudando com bastante frequência. Mas, a última cidade, a mais recente a qual Rainbow e sua família fixavam moradia atualmente mudaria sua vida drasticamente...

Nova escola, novo pânico, um estigma por carregar um nome tão incomum fazia Rainbow sempre se sentir rara, estranha deslocada, como se fosse uma alien, os companheiros de sala não facilitavam a vida dela sempre fazendo chacota com seu nome. No entanto, dessa vez, ela conseguiu fazer uma amizade, criar um vínculo Rebbeca(Becca) uma garota também diferente das demais seria sua companheira de sala, porém a surpresa estava mesmo no seu outro colega...

Thomas Reynard, lindo, beleza hollywoodiana, fazendo a pinta Rockstar, popular, capitão do time de futebol do colégio, tudo o que Rainbow sempre reprovava nos alunos onde quer que fosse, o perfil perfeito de alguém que nunca se aproximaria dela, afinal, ela com certeza não fazia parte da turma, vivia em um ostracismo imposto pelos demais, alunos, mas, principalmente por ela mesma que se negava rotundamente a se abrir para novas experiências.

Quão improvável seria que pessoas tão distintas pudessem se aproximar? Mais difícil ainda, seria imaginar que algo pudesse surgir de pessoas, com perfis, sonhos e objetivos tão distintos.

Mas, como já diz o velho ditado “ Os opostos se atraem” e quando o destino tem algo preparado para você não importa o que aconteça, qual força do mal, ou pessoas queiram lhe prejudicar, o que é seu acha um caminho para chegar a ti, e nesse romance, o caminho é trilhado pela amizade, companheirismo e amor. Rainbow e Thomas se unem e vão enfrentar pela frente muita resistência pelos alunos do colégio, mentes tacanhas e restritas, mas nada pode parar a força do sentimento que nutrem um pelo outro. Esse é um romance que pode ser encontrada nas livrarias talvez na sessão teen, mas eu não considero um romance apenas teen, a escritora descreve com detalhes todo o rito cruel de passagem que é passar pelo Ensino Médio e isso serve para qualquer escola de qualquer parte do mundo, sempre haverá alunos que fazem bullying ou recebem bullying o importante é saber como sobreviver a essas situações sem ter sua autoestima abalada ou descontruída. Somos diferentes os seres humanos não são iguais, é preciso cultivarmos dentro de nós, amor próprio e fé para não se deixar abater, nossa heroína é assim, graças ajuda de poucos, mais verdadeiros amigos, conseguiu enxergar em si mesma, o valor e a pessoa maravilhosa que ela é. Um arco-íris, uma garota linda e quem tem um futuro pela frente para conquistar.

As vezes achamos que essa situação de Bullying só acontece nas escolas, nos corredores do colégio... mas acontece na vida adulta, na faculdade na corporação ou empresa onde você trabalha sempre terão comportamentos abusivos, o importante além de você ter plena convicção de quem você é não se abater. Rainbow sofre, chora muitas vezes escondida no seu rincão, mas ela tem uma força interior que começa a aflorar e não permite que ela fique curtindo aquela tristeza muito tempo, sua família, ainda que não seja perfeita porque muitas não são, seus irmãos são a força que a ajudam a não parar.

A escritora M. S Fayes(Martinha Fagundes), já conhecida por seus romances maravilhosos, cheios de amor, paixão e luta, nesse livro faz um resgate dos nossos melhores e piores momentos na escola, que é uma preparação para a selva que é o mundo lá fora. Uma leitura agradável, franca que nos faz ter flashbacks o tempo todo, uma viagem aos tempos de adolescência, para nós mais velhos e para os adolescentes da vez, uma chance de ver por um outro prisma essa fase que é uma preparação para a fase adulta e que deve ser vivida de forma leve e feliz. Um olhar para os conflitos dessa fase tão difícil cheia de sentimentos conflitantes e de autodescoberta onde nuca sabemos interpretar o que realmente estamos sentindo. Um livro imperdível que deve entrar para sua lista de leitura imediatamente. Um livro que te fará rir, chorar e acima de tudo sentir a chama do primeiro amor e se apaixonar.

 

 

REFERÊNCIAS:

 

https://www.msfayes.com/livros

https://jornalismo.iesb.br/2017/06/02/escritora-brasiliense-faz-sucesso-com-romances-lights/

https://www.apaixonadasporlivros.com.br/

https://www.amazon.com.br/s/ref=nb_sb_noss_2?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&url=search-alias%3Daps&field-keywords=M+S+FAYES

https://www.youtube.com/watch?v=hZtCmSajEGQ

 

 

 

18/07/2017 20:21

Jane Austen = Nasceu em 16 de dezembro de 1775, Steventon (Hampshire) morreu 18 de julho de 1817  em Winchester, Reino Unido.

      Moeda cunhada em homenagem aos 200 anos de morte da escritora. 
 
 

200 anos de sua morte e sua obra continua viva e ardente a cada segundo. E no dia de hoje, em muitos lugares muitas homenagens são feitas para essa mulher, considerada rainha do romance inglês. Suas obras são ricas em detalhes da vida na época Georgiana, costumes campestres, convenções  sociais, sempre aliadas a ironia, presente na obra da autora nas mais diversas nuances. Esse recurso por ela utilizado de forma brilhante, é o que desafia eruditos até os dias de hoje. Foi uma das responsáveis em sua época pela expansão do mercado editorial e sem sombra de dúvidas de suma importância na literatura inglesa, sendo chamada pelo crítico literário, Harold Bloom de “ Filha de Shakespeare” 

“Nesta nossa realidade, cada vez mais virtual, há três autores aparentemente imunes à decadência da autêntica leitura: Shakespeare, Austen e Dickens. ” ( Harold Bloom,Temas e Debates, 2002)

A essência de sua obra está na forma como constrói cada uma das suas personagens,  com riqueza de características e detalhes, nos conduzindo a uma série de análises das personalidades de cada uma, e nos permitindo não só ler como participar de forma indireta, sendo levados para dentro do enredo moldado pela autora. Sem conhece-la somente atráves de sua obra,  podemos perceber suas percepções, visões de mundo, sua crítica velada a sociedade da época.

A obra que escolhi para sugerir como leitura tem uma tradução mais recente e ainda é pouco conhecida, mas  é excelente e sua protagonista é bem diferente das demais protagonistas de Austen. Falo do romance epistolar Lady Susan escrito em 1794 e publicado postumamente em 1871 pelo seu sobrinho James Edward Austen-Leigh, 54 anos após a morte de Jane.

Lady Susan, é uma viúva nova, belíssima, ambiciosa e com uma inteligência notável, de modos polidos, uma mestra na arte de ludibriar até a pessoa mais perspicaz e fazer com que acreditem na sua ingenuidade. Displicentemente sedutora ela tem como objetivo mor, conseguir um vantajoso matrimônio para si e para sua jovem filha, Frederica, uma jovem retraída e tímida, muito diferente de sua mãe que é uma mulher cheia de vivacidade. Lady Susan trata a jovem mais como um caminho para conseguir seus intentos, do que uma mãe amorosa e zelosa pelo bem-estar da filha, uma mãe pouco afetuosa e que compete com Frederica, inclusive pela atenção masculina, algo que aliás não é muito trabalhoso já que sua filha, é sempre reservada demais e de fato de uma beleza sem tantos atrativos quantos os de Lady Susan cujo conhececimento na arte da sedução mescla ingenuidade e malicia, audácia e inocência, demonstra um comportamento recatado, porém com gestos singelos, como um simples olhar seduz até o homem mais avisado e advertido a que tipo de mulher ela é:

“Que mulher ela deve ser! Anseio por conhecê-la e certamente aceitarei
seu amável convite. Para que possa  formar uma ideia desses poderes fascinantes que conseguem tamanho prodígio – conquistar ao mesmo tempo e na mesma casa, o afeto de dois homens, nenhum dos quais com liberdade para concedê-lo e tudo isso sem o encanto da mocidade. ”
                                        (Trecho da carta IV - Sr. De Courcy à Sra. Vernon)

 

Flertar era sua atividade recreativa favorita, e fazia isso de forma indiscriminada sem se importar com os demais, enredando em sua teia homens livres ou não. Causando sofrimentos as damas solteiras ou casadas que não tinham condições de se equiparar a beleza estonteante e languida de Lady Susan. Ela não é uma moça cordata como as demais personagens de Austen como Lizzie, Elinor ou Catherine, ao contrário é sua primeira anti-heroína, egocêntrica, bela e mercenária, não para enquanto não consegue seus objetivos sejam quais forem. Em 2015 foi lançado um filme sobre o livro como título Amor e Amizade (que remete a outra obra austeniana porém o filme é uma releitura do livro Lady Susan). Excelente, cômico e divertido esse livro é uma obra must have para os fãs da escrita austeniana. Nós leitores, também não conseguimos sair incólumes aos encantos dessa sedutora desalmada que é Lady Susan e em algum momento ou outro da leitura nos pegamos, torcendo para que ela de alguma forma, tenha o tão sonhado final feliz.    

Segue abaixo uma lista com as 10 obras traduzidas para o português brasileiro.

 

Lista das obras

 

1.Razão e sentimento | Razão e sensibilidade
Ivo Barroso, Razão e sentimento (Nova Fronteira)
 

2.Orgulho e preconceito

Ivo Barroso (Nova Fronteira )
 

3.Mansfield Park

Rodrigo Breunig (L&PM)

 

4.Emma

Ivo Barroso (Nova Fronteira)
 

5.Persuasão

Celina Portocarrero (L&PM)

 

6.A Abadia de Northanger

Rodrigo Breunig (L&PM) 

 

7.Lady Susan 

Stephanie Savalla(Editora Pedra Azul)

 

8.Amor e Amizade e outras histórias

Rodrigo Breunig (L&PM) 

 

9.Novelas Inacabadas -  10.Os Watsons – Sanditon

Ivo Barroso (Nova Fronteira)

            Foto com as várias edições das obras de Jane Austen

 

Abaixo, vídeo com um dos grandes tradutores de literatura, Ivo Barroso, explicando a respeito de suas opções na tradução da obra Razão e Sentimento.

Ivo-Barroso-explica-a-tradução-de-Razão-e-Sentimento -.mp4 (17919901)

 

REFERÊNCIAS

https://educacao.uol.com.br/biografias/jane-austen.htm

https://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,inglaterra-homenageia-jane-austen-sua-mais-importante-romancista,70001893099

https://janeaustenbrasil.com.br/

https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2017/07/200-anos-apos-a-morte-de-jane-austen-sua-obra-segue-atual.html

https://cultura.estadao.com.br/blogs/babel/5-licoes-de-jane-austen-para-quem-quer-escrever-um-romance/

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/jane-austen-200-anos-de-ousadia-1.1789695

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/14/cultura/1500041594_163366.html

https://www.lpm.com.br/site/default.asp?FiltroStr=jane+austen&FiltroCampo=ALL&I1.x=0&I1.y=0&Template=..%2Flivros%2Flayout_buscaprodutos.asp

https://www.youtube.com/watch?v=oCPfR0ZuWB4

https://janeaustenbrasil.com.br/category/ivo-barroso/

https://www.pedrazuleditora.com.br/pd-36fa07-lady-susan-jane-austen.html?ct=&p=1&s=1

https://www.blogdehollywood.com.br/cinema/a-divertida-anti-heroina-de-jane-austen-lady-susan-chega-ao-cinema/

https://news.coinupdate.com/united-kingdom-jane-austen-remembered-on-latest-2-commemorative-coin/

https://publico.uol.com.br/culturaipsilon/noticia/jane-austen-e-a-predisposicao-para-a-felicidade-1779435

https://www.youtube.com/watch?v=Yv3ad_8X7I0&t=10s

https://janeaustenbrasil.com.br/category/harold-bloom/

 

 

 

 

 

13/07/2017 12:00

A sugestão de hoje é um livro inesperado e como já diz o título inesquecível, estou falando do livro Uma Noite Inesquecível da escritora Lisa Kleypas, esse livro é um spin off da série The Wallflowers, que no Brasil foi traduzido como As Quatro Estações do Amor, abaixo segue capa de cada um dos quatro livros segundo a ordem de publicação no Brasil:

O último livro lançado agora em julho fala da história do canalha e farrista irmão mais velho das Bowman, Rafe. Sr. Thomas Bowman, mais uma vez quer através dos laços do matrimonio unir um de seus filhos a alguém da nobreza inglesa a bola da vez é Rafe, mas será que o casanova yankee saberá se adequar a todas as regras de etiqueta da sociedade inglesa?

Miss Hannah Appleton é acompanhante da beldade inglesa lady Natalie Blandford, além ser sua prima. Desprovida de recursos financeiros, vive de favor com a família Blandford que a acolheu. Miss Appleton sente um profundo afeto por sua prima miss Blandford o que a torna super protetora em relação a qualquer um que possa de aproximar de sua prima de forma má intencionada.

Lilian Bowman, condessa Westcliff convida srta Appleton para um chá da tarde junto com as suas amigas, as antigas Flores Secas* Annabelle e Evie, para sondar de que forma pode ajudar seu irmão a conquistar o coração da jovem prima de srta Appleton. Rafe chega a Londres e a primeira atitude que tem é agir de forma primitiva com a prima de sua pretendente, fazendo com que Hannah perceba o quanto o casamento de Natalie com tal pessoa seria totalmente impróprio, o homem era um libertino devasso.

 Devo ser franca, Sr. Bowman – disse Hannah. – Não acredito que o senhor e lady Natalie combinarão de maneira alguma. E é meu dever partilhar esta opinião com ela. Na verdade, farei o que for necessário para impedir o seu noivado.

Rafe não pareceu nem um pouco preocupado.

– Não há nada que eu possa fazer para mudar sua opinião a meu respeito?

– Não, sou muito cabeça-dura.

– Então vou ter de lhe mostrar o que acontece com as mulheres que ficam no meu caminho.

Suas mãos deslizaram em volta dela tão hábeis e discretas que a pegaram desprevenida, trazendo-a mais para perto de seu corpo. Ele segurou a nuca de Hannah, inclinando a cabeça dela para trás, e sua boca tomou a dela.

Hannah sentiu um forte tremor passar pelo seu corpo. A boca de Bowman era experiente e inesperadamente suave, possuindo a dela com habilidade sedutora. Ela nunca tinha pensado que um beijo poderia ter um sabor tão íntimo. Nunca sonhara que seu corpo fosse receber tão bem algo que sua mente rejeitasse com tanta veemência.

Em vez de afastá-lo, ela se viu abraçando-o com força. Sua boca tremia e se abria sob a persuasão experiente dele, enquanto fogo líquido corria por suas veias.

Lentamente, Bowman afastou os lábios dos dela. Hannah encarou-o com severidade e viu um sorriso dançar em seus maliciosos olhos. Inspirou fundo, indignada.

– Vou contar...

– Conte a quem quiser. Se você não gostou – murmurou ele –, não deveria ter retribuído o beijo.

Aquele encontro mexeu com ambos, de forma intensa, aquele fim de ano  seria inesquecível para ambos. As festividades de fim de anos se aproximam, e os Westcliff convidam os Blandford e os Bowman para um fim de ano na belíssima propriedade rural.

Lá Rafe, Hannah e Natalie tem a oportunidade de conviverem juntos, os sentimentos são os mais diversos alegria, surpresa, admiração, decepção, dor e amor e tudo isso com o pano de fundo do Natal para tornar tudo mágico como o primeiro floco de neve no inverno. Um livro spin off que é a cereja do bolo, que coroa e encerra essa apaixonante série, não fica devendo em nada para os outros quatro livros anteriores. Rafe é um conquistador, canalha e farrista, mas que se deixa tocar pelo verdadeiro amor assim, como uma criança se encanta com um conto de fadas, de forma pura e honesta. Um misto de paixão, doçura e amor que te faz suspirar extasiada a cada página

Uma leitura deliciosa, imperdível e como já menciona o título Inesquecível!

Demis-Roussos-Come-Waltz-With-Me.3gp (6605541)

REFERÊNCIA:

 

 

 

 

 

 

12/07/2017 17:42

Esses dias estava no trem em um daqueles dias meio cinza. Uma moça ia descer na estação Vila Lobos estava com uma bolsa escrito Bagagem Emocional. E eu me peguei pensando o que significa, para mim Bagagem Emocional? 

 Esses dias friozinhos nos levam ouvir mais músicas melancólicas, e parece que a própria paisagem ao seu redor se torna mais bucólica e que tudo o que queremos é sentar em uma poltrona com um chá e um bom livro. Ou ficar contemplando a paisagem pela janela (em um ambiente urbano isso não é muito possível rs... rs...) e um flashback é inevitável, do que foi bom, do que não foi, das suas experiências, aquilo que você aprendeu, das lágrimas derramadas e dos risos soltos, do tempo desperdiçado e do que valeu a pena, das viagens realizadas, dos livros lidos dos amigos deixados para trás, daqueles conquistados. Bagagens leves... bagagens pesadas... como saber o que levar na mala da nossa memória? Temos uma dificuldade em nos desfazer das coisas e das pessoas que nos fazem mal, porque gostamos de nos intoxicar??

Nesses últimos dias tenho apenas observado as pessoas ao meu redor e é incrível como pessoas que você ajuda e confia, pessoas que estão lado a lado contigo no dia a dia e agem de forma mesquinha com você, qual é a sua dificuldade em se libertar de gente com esse comportamento?? Eu posso dizer por mim mesma, eu acredito nas pessoas, tenho fé nelas, que podem se tornar seres humanos melhores, mas isso nem sempre acontece, então o que fazer?

Podemos ser educados com essas pessoas sim, mas não precisamos conviver com quem nos faz mal, a partir do momento que se compreende isso se vive melhor. Eu estou tentando aplicar isso para minha vida, me cercar somente daquilo que me faz bem, para que minha Bagagem emocional seja cada vez mais leves, ainda sim, momentos tristes são inevitáveis e pessoas podem te magoar, diante de uma situação assim, pense naquelas pessoas maravilhosas que a vida sempre põe em seu caminho, pessoas com o coração leve a alma acolhedora, foque nessas pessoas, se cerque cada vez mais dessas pessoas, fuja das pessoas malvadas, críticas, pessoas que só veem o aspecto pessimista de tudo, pessoas que só sabem falar mal das outras, se falam mal de outras pessoas podem falar de ti também. Comece por você, se não tem algo positivo a dizer, não diga! Fique quieto! Tome água enfim, vá ler um livro enfim, pois a boca fala do que o coração está cheio, encha ele de bons sentimentos o mundo já anda tão maluco para cultivarmos coisas ruins, vamos ser a diferença

Segue como sugestão de leitura O Pequeno Príncipe,um livro escrito por um adulto( Antoine Saint-Exupérycom uma temática juvenil, mas imaginado para atingir o adulto sobre que nos apresenta uma forma de vermos a vida, com o olhar de uma criança. Uma indicação musical Come Away with me, da cantora Norah Jones, soft, leve, bem leve como a vida deve ser.

https://www.youtube.com/watch?v=lbjZPFBD6JU

E se quiser algo leve e apaixonante segue minha mais humilde sugestão de filme, Cartas para Julieta, uma comédia romântica que te deixará de ótimo humor,segue trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=ve5aUbb7gA8

  REFERÊNCIA

https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/infantil/literatura/o-pequeno-principe-capa-dura-almofadada-46040948

https://www.youtube.com/watch?v=lbjZPFBD6JU

 

03/07/2017 19:33

A minha viagem literária de hoje tem como cenário as Highlands*. Não sei o que me deu nos últimos 9 meses mais tudo que penso é em qualquer coisa que me remeta a Escócia, acho que já devo ter citado em algum dos textos que escrevi o quanto sou obcecada pela série de livro e televisa Outlander? Sim, obcecada e não basta ser totalmente viciada na série e nos livros preciso estar também envolvida com a cultura desse povo único com uma história rica, um povo que sempre lutou pela sobrevivência e que depois da Batalha de Culloden viu seu modo Highlander de vida, pulverizado. Vários livros de História e de ficção retratam esse país de castelos deslumbrantes, paisagens de tirar o fôlego literalmente, país do Whisky e do Unicórnio, símbolo nacional.

Maya Banks bebeu dessa fonte para escrever duas trilogias sobre Lairds* e Lassies* escoceses.  Hoje falarei do livro que dá início a trilogia dos Irmãos McCabe Atraída por um Highlander,

publicado esse ano pela editora Universo dos Livros.  A história gira em torno de Mairin Stuart ingênua filha ilegítima do antigo rei escocês, a moça é criada em um convento onde deve ser resguardada até que escolha um nobre para se casar, porém o convento é invadido por um bando enviado pelo laird Duncan Cameron que vê em Mairin uma oportunidade de tornar-se invencível, seu intuito é o de casar-se com a doce Mairin e se apossar de seu dote e de suas terras que são estratégicas e o tornariam invencível.

A moça é sequestrada do convento e arrastada até seu castelo, no caminho conhece um menino chamado Crespin que foi capturado pelo bando de Duncan, pelo qual desenvolve profundo afeto defendendo-o, inclusive da violência dos homens de Cameron sem ao menos conhece-lo. No castelo, Duncan quer a todo custo casar-se com Mairin que se nega rotundamente, ele a surra de forma violenta e deixa o garotinho Crespin desesperado por vê-la naquele estado. Uma das vassalas de Cameron, facilita a fuga de Mairin e Crespin que pouco tempo da fuga, são encontrados pelo tio do garoto, um dos irmãos do clã McCabe. Ao chegar a terra dos McCabe Mairin não faz ideia de como sua vida se transformará. Ewan McCabe, pai de Crespin não entende o que sente quando se aproxima de Mairin, quer proteger, quer ralhar com ela, mas acima de tudo quer amá-la profundamente e se entranhar em seu corpo, sucumbir aos seus inocentes encantos. Mas, nada é fácil na vida da pobre Mairin, um casamento se faz necessário para livrá-la da sombra do mal de Duncan Cameron, estaria ela pronta para entregar-se a um homem que mal conhece apenas para defender suas terras e o destino de um povo? Ewan seria capaz de tudo para defender seu povo de Duncan Cameron, homem que já arruinara uma vez sua vida e de sua família. Por amor, por honra e pela tradição e modo de vida de seu clã, seu povo, Ewan precisa agora tomar as rédeas do destino e encarar seu rival, chegou o momento da vingança!

Uma trama deslumbrante que recria em nossa mente todo o horror, brutalidade e violência daquela época, e que ao mesmo tempo nos inebria com sentimentos nobres de coragem, afeto, amizade, união, fraternidade e amor, fazendo desse livro, um que com certeza que deve estar na sua próxima lista de compras! Ele já nos ganha desde seu início, no qual, nós, somos pegos torcendo para que o melhor seja feito para o destino de Mairin, Crespin aquele menino tão doce e gentil, aqueles irmãos McCabes, dos quais podemos ver algumas características e um pequeno spoiler do que veremos nos dois próximos livros. Leia despacito (devagarzinho) para não se ver órfã rápido, pois a pré-venda do Seduzida por um Highlander, segundo volume da série ainda será em agosto.

Segue para encanto e deleite um vídeo com algumas das mais belas paisagens da Escócia.

Scotland-Celtic-Music-1-♫ - 10Youtube.com.mp4 (17618250)

Até mais Lassies!

Glossário:

*Highlands: Terras Altas (Escócia)

*Laird: proprietário de terras nas Highlands.

*Lassie: Jovem escocesa

REFERÊNCIAS

https://www.megacurioso.com.br/proxima-parada/45140-proxima-parada-escocia-conheca-melhor-o-pais-do-uisque.htm

https://vidanaescocia.com.br/index.php/2017/03/07/a-flor-do-cardo/

https://sassenachbr.blogspot.com.br/2013/10/highlands-clas-e-tartans.html

https://www.clanmachamilton.com.br/escocia.htm

https://www.clanmachamilton.com.br/kilt.htm

https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/por-que-os-escoceses-usam-saia/

https://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2016/03/30/10-curiosidades-sobre-a-escocia/

https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/literatura-internacional/romances/atraida-por-um-highlander-46504817

https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/literatura-internacional/ficcao-erotica/seduzida-por-um-highlander-46578543

https://www.wordreference.com/enpt/laird

https://www.wordreference.com/enpt/lassie

Itens: 21 - 25 de 55
<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>